MIHER treina na Zambézia 45 técnicos e agentes de saúde em matérias de HIV
O programa STRIPE-HIV implementado pelo MIHER – Mozambican Institute for Health Education and Ressearch treinou quarenta e cinco (45) técnicos e agentes de saúde, nomeadamente pessoal clínico, laboratorial, farmacêutico e enfermeiros em matéria de HIV.
Os treinamentos foram realizados na cidade de Quelimane onde participaram 15 técnicos e nos distritos de Inhassunge, onde participaram 10 técnisos, Mocubela (10) e Namacurra (10).
Os treinamentos foram em matéria de HIV, particularmente no que as novas abordagens dizem respeito, tendo sido ministrados os seguintes módulos: 1- o diagnóstico de HIV e início de TARV numa mulher em idade fértil, 2 – manejo da co-infeccao HIV-TB, 3 – PTV e cuidados para a Gestante com HIV, 4 – Cuidados com a adolescente em risco para o HIV, 5 – proflaxia Pós-exposição, 6 – manejo da sepsis numa pessoa com HIV, 7 – força de trabalho em saúde e desafios na assistência ao HIV, 8 – cuidados ao paciente pediátrico com HIV.
Os participantes demonstraram maior vontade de aderir as novas abordagens ligadas ao tratamento do HIV e SIDA a avaliar pelo nível de interação havido.