Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: MIHER alerta para a importância da consciencialização e do apoio emocional
Assinala-se hoje, 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma das principais causas de morte em todo o mundo. A data, instituída em 2003 pela International Association for Suicide Prevention (IASP) e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma oportunidade para reforçar a consciencialização sobre esta questão de saúde pública e para incentivar a prevenção.
Segundo a Dra. Helena Daniel, Psiquiatra e especialista em saúde mental no MIHER, em Moçambique, existem poucas actividades de divulgação e mobilização sobre o suicídio. Entre os factores de risco apontados estão a educação, a exposição excessiva às telas da internet, histórico familiar de suicídio e a falta de reporte ou procura de ajuda. Salienta ainda que, o estigma em torno das doenças de saúde mental e do suicídio limita a discussão aberta sobre o tema, tornando essencial a realização de mais actividades de sensibilização, a produção de dados de investigação e o fortalecimento do financiamento para estas iniciativas.
Em Moçambique, os recursos humanos na área da saúde mental são escassos, com poucos psicólogos, psiquiatras e outros profissionais especializados. Para a Dra. Helena, é urgente ampliar o acesso a cuidados de saúde mental, promover a educação sobre o tema e criar ambientes seguros para que qualquer pessoa em risco possa procurar ajuda sem medo ou vergonha
Nesta data, o Mozambique Institute for Health Education and Research (MIHER) apela a todos para que estejam atentos aos sinais de alerta, promovam a escuta e o apoio emocional, e reforcem que procurar ajuda é um acto de coragem e um passo fundamental para salvar vidas. Cada gesto de atenção, compreensão e cuidado pode fazer a diferença e contribuir para a prevenção do suicídio.

Autora: Hilária Langa