Nampula Regista Avanços Significativos na Supervisão dos Agentes Polivalentes de Saúde no Âmbito do Projecto PRIDE
O Projecto PRIDE (Partnerships in Research to Implement and Disseminate Sustainable and Scalable Evidence-Based Practices in Sub-Saharan Africa), implementado pelo Mozambique Institute for Health Education and Research (MIHER), concluiu no mês de Outubro, um ciclo intensivo de supervisão das actividades desenvolvidas pelos Agentes Polivalentes de Saúde (APS) em nove distritos da província de Nampula: Moma, Mecuburi, Malema, Mossuril, Monapo, Nacala Porto, Nacala-a-Velha, Memba e Muecate.
As visitas de supervisão e apoio técnico tinham como objectivo avaliar a execução das actividades de rastreio de doenças mentais comuns realizadas através da ferramenta “Fica Bem”, assim como analisar a qualidade e a fidelidade da implementação das intervenções breves, nomeadamente a IPC (Interpersonal Counselling) e a SBIRT (Screening, Brief Intervention and Referral to Treatment), desenvolvidas com recurso a tecnologias digitais.
Adicionalmente, as visitas permitiram monitorar o desempenho e o nível de adesão dos Agentes Polivalentes de Saúde na oferta dessas intervenções no contexto comunitário.
Diversas pessoas acompanhadas relataram melhorias significativas no seu bem-estar emocional e funcional após beneficiarem das intervenções promovidas pelo PRIDE – um indicador claro do impacto positivo do trabalho desenvolvido. Os resultados observados confirmam não apenas a evolução técnica dos APS, mas também o seu elevado compromisso, motivação e sentido de missão nas comunidades onde actuam.


























