UniLicungo e MIHER assinam em Maputo Memorando de Entendimento
A Universidade Licungo (UniLicungo) e o Mozambique Institute for Health Education and Research (MIHER) assinaram ontem, dia 12 de Junho de 2025, em Maputo, um Memorando de Entendimento (MdE) com vista ao reforço da cooperação académica, científica e institucional. O acordo foi assinado pelo Professor Doutor Boaventura Aleixo, Reitor da UniLicungo, e pela Professora Catedrática Emília Noormahomed, Presidente do MIHER.

A cerimónia de assinatura teve lugar na sede do MIHER e contou com a presença de funcionários de ambas as instituições, que testemunharam este marco significativo no avanço do ensino, investigação e inovação em saúde no país, reforçando a aposta na excelência académica e na cooperação interinstitucional.
Este acordo enquadra-se no interesse e reconhecimento mútuo como actores relevantes do mundo do saber científico para indução e promoção da inovação do desenvolvimento, da preservação da biodiversidade, adaptação e resiliência às mudanças climáticas.
A assinatura deste acordo surge na sequência do apoio técnico e académico decisivo prestado pelo MIHER à Faculdade de Medicina da UniLicungo, no desenho e submissão do seu primeiro programa de Mestrado em Ciências de Saúde. Este mestrado, recentemente aprovado, contará com três áreas de concentração: Medicina Tropical e Alterações Climáticas, Investigação Clínica e Educação de Profissionais de Saúde.
Durante a cerimónia, o Reitor da UniLicungo, Professor Doutor Boaventura Aleixo, destacou a importância estratégica deste memorando para a comunidade académica da instituição:
“Este memorando representa um passo firme na direcção certa. Os nossos estudantes, ao beneficiarem de bolsas de estudo, poderão concentrar-se nos seus estudos sem a pressão das dificuldades económicas. Por outro lado, os nossos docentes serão fortalecidos do ponto de vista técnico e científico, o que terá impacto directo na qualidade do ensino e da investigação que produzimos.”
Relativamente à implementação das acções previstas no memorando, o Reitor reafirmou o compromisso institucional:
“Estamos comprometidos com a concretização efectiva deste acordo. Para tal, ambas as instituições vão trabalhar lado a lado na mobilização de recursos e de parceiros internacionais, que nos permitam transformar estas ideias em resultados tangíveis.”
