MIHER – Mozambique Institute for Health Education and Research

Profª. Doutora Saida Khan

Profª. Doutora Saida Khan

Psicóloga Clínica e Investigadora moçambicana, Doutorada em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo e Licenciada em Psicologia Clínica e de Aconselhamento pela Universidade Politécnica de Moçambique (ISPU, 2010).

Actualmente, exerce funções como Psicóloga Clínica e Investigadora. É funcionária dos Serviços de Saúde da Cidade de Maputo – Programa de Saúde Mental e Apoio Psicossocial – e investigadora no MIHER, em parceria com as Universidades de Columbia e Rutgers. No Hospital Geral José Macamo, desenvolve a sua prática clínica com foco na depressão, ansiedade, perturbação de stress pós-traumático, ideação suicida, violência sexual e doméstica, abuso de álcool e drogas, HIV e tuberculose. Supervisiona estudantes e psicólogos, promovendo a formação contínua e o desenvolvimento de competências clínicas.

No Ministério da Saúde (MISAU), colaborou como membro dos Grupos Técnicos de Saúde Mental e de Apoio Psicossocial (APSS) para o HIV e TB, contribuindo para a elaboração e adaptação de directrizes nacionais, manuais técnicos, bem como para a formação e supervisão de profissionais. Coordenou a adaptação e produção do Manual de Aconselhamento Interpessoal (IPC) e participou na elaboração do Manual SBIRT/Entrevista Motivacional para o tratamento do abuso de substâncias.

A Prof.ª Doutora Saida Khan é formadora nacional e internacional em Aconselhamento Interpessoal (IPC) e Entrevista Motivacional/SBIRT, tendo um trabalho amplamente reconhecido na capacitação de profissionais e agentes comunitários de saúde, bem como na implementação de práticas baseadas em evidência científica. Foi Fellow do Programa Fogarty D43 – Implementation Research Project on Mental Health in Portuguese Speaking Countries (PALOPs) (2014–2019) e tem colaborado em diversos projectos de investigação financiados pelo NIH. Actualmente, é investigadora principal de um R01, em colaboração com a Profª. Doutora Kate Lovero, da Universidade de Columbia.

Áreas de interesse em investigação: saúde mental da mulher; doenças mentais comuns e suicídio; saúde mental e acesso aos cuidados de saúde mental primários em Moçambique.

O seu percurso alia a prática clínica à formação de profissionais e à investigação aplicada, com enfoque na melhoria do acesso, qualidade e sustentabilidade dos cuidados de saúde mental em Moçambique, promovendo intervenções integradas e culturalmente adaptadas que respondam de forma eficaz às necessidades da população.

Publicações:

É autora e coautora de várias publicações científicas em revistas internacionais de referência.

Publicações: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/myncbi/saida.thompson.1/bibliography/public