
É Psicóloga Clínica, Mestre em Políticas e Serviços de Saúde Mental (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), e Doutorada em Psiquiatria e Psicologia Médica (Universidade Federal de São Paulo, Brasil).
A Dra. Palmira iniciou a sua carreira como Psicóloga clínica de crianças e adolescentes no Hospital Central de Maputo, em Moçambique. Ingressou na equipa de saúde mental do Ministério da Saúde em 2006, coordenando a organização dos serviços de saúde mental para crianças e adolescentes no Sistema Nacional de Saúde. De 2014 a 2023, a Dra. Santos liderou o Serviço de Investigação do Departamento de Saúde Mental, com foco no desenvolvimento e implementação de políticas e estratégias de saúde mental, organização de serviços de saúde mental, gestão de equipas e coordenação de investigação. Liderou a primeira avaliação dos serviços de saúde mental do país e a implementação de um projecto de 5 anos para integrar os cuidados e o tratamento da epilepsia nos cuidados de saúde primários. Actualmente, trabalha no Instituto Nacional de Saúde de Moçambique como investigadora e coordenadora do Programa de Saúde Mental, Trauma e Violência e na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Cidade de Maputo, Moçambique como Coordenadora do Mestrado em Saúde Mental e Professora de Políticas e Serviços de Saúde Mental.
Áreas de Interesse de Investigação: integração da saúde mental nas comunidades e nos cuidados de saúde primários, utilizando estratégias de transferência/partilha de competências; Violência por Parceiro Íntimo; Saúde Mental na Adolescência; Prevenção do consumo de álcool entre adolescentes; Inquérito Nacional sobre Fatores de Risco para Doenças Não Transmissíveis (STEPS 2024); e Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências.
Publicações
Participou de várias publicações científicas e relatórios internacionais como autora e co-autora. Parte destas publicações pode ser encontrada em: