MIHER – Mozambique Institute for Health Education and Research

Prof. Doutor Flávio Machado Mandlate

Prof. Doutor Flávio Machado Mandlate

Médico Psiquiatra, Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2023), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Minho (2014) e graduado em Medicina pela Universidade Eduardo Mondlane (2009). Actualmente, actua como Psiquiatra Especialista e Director de Formação de Médicos Residentes no Hospital Psiquiátrico do Infulene – Maputo, e como Assessor Técnico do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde de Moçambique. Coordena e superviosiona estudantes bolseiros do programa “PALOP RENEWAL– no 056RFMH2020SF”, a frequentar Doutoramento em Saúde Pública – Saúde Mental na UEM, em colaboração com o MIHER.

Na área acadêmica, é Professor de Psiquiatria Clínica e Saúde Mental (graduação e pós-graduação) na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, além de leccionar sobre Saúde Mental Pública e Dependências para mestrado em Saúde Mental. É também formador global certificado pelo Colombo Plan Drug Advisory Programme (Sri Lanka), sendo Global Master-trainer em tratamento de transtornos por uso de substâncias.

O Dr. Flávio soma relevante experiência como consultor de Saúde Mental em projectos nacionais e internacionais voltados à saúde mental materno-infantil, HIV, TB e apoio psicossocial, destacando-se como líder em iniciativas como INSPIRE (2021-2024), Catalyst (2018-2020) e outros projectos junto à OMS e entidades parceiras. Fellow do programa Fogarty D43 – Implementation Research Project on Mental Health in Portuguese Speaking Countries (PALOPs) (2014-2019).

Principais áreas de interesse para investigação:

  • Saúde mental pública e saúde mental global, com foco em epidemiologia, políticas públicas e promoção do acesso, especialmente em contextos de baixa e média renda;
  • Integração da saúde mental nos cuidados primários de saúde, incluindo o manejo de comorbidades psiquiátricas em doenças crônicas e infecciosas, como HIV e tuberculose;
  • Estudo sobre dependências químicas com ênfase em estratégias de prevenção, redução de danos e desenvolvimento de intervenções para populações vulneráveis;
  • Desenvolvimento e avaliação de intervenções comunitárias em saúde mental materno-infantil, abrangendo promoção do bem-estar, prevenção de transtornos e apoio psicossocial a mães, crianças e adolescentes.

Publicações

É autor e coautor de diversas publicações indexadas sobre saúde mental pública, dependências, psiquiatria transcultural, neurociências, trauma e epidemiologia psiquiátrica, as quais se encontram disponíveis em:

Publicações: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/?term=Flavio+Mandlate